(16) 99963-6036
quarta, 15 de janeiro de 2025
Cidade

?Vamos fazer de São Carlos uma referência mundial em energia?, diz presidente da Abimaq

05 Fev 2009 - 18h20Por Redação São Carlos Agora

Em entrevista de cinco páginas à revista Panorama Rural, edição de fevereiro (nº 120), o presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas), Luiz Aubert Neto, enalteceu a importância da Cidade da Bioenergia e de São Carlos na produção de energia renovável. “Temos uma Itaipu adormecida no bagaço e na palha da cana no interior de São Paulo e o que estamos fazendo com isso? Nada ainda”, indaga. “O etanol brasileiro é a solução energética para a sobrevivência do homem no planeta”, reforça Aubert Neto à revista.

A reportagem mostra que com a implantação da Cidade da Bioenergia o Brasil consolidará sua posição de líder natural diante dos desafios do século 21 em face do aquecimento global e diz também que o projeto é a “menina-dos-olhos” da diretoria da Abimaq.

“A decisão tomada pela Abimaq não é política. Quando vimos o projeto pronto tivemos a certeza da materialidade de um desejo que a Abimaq tanto defendeu, que era a criação de um local de exposição permanente e um grande centro de pesquisas voltadas à produção de energia limpa”, cita fala de Aubert Neto.

Albert fala ainda, sob um olhar otimista, do momento que o país vive, mesmo com a a crise. Ele aponta que esse é o melhor momento para que todos se unam em prol do Brasil. “Acho que o Brasil nunca teve uma oportunidade tão grande de mudar”, observa. Para o empresário, o projeto da Cidade da Bioenergia é uma iniciativa importante do empresariado para transformar a região canavieira de São Paulo.

Ainda durante a entrevista, o presidente da Abimaq elogiou o apoio do governo federal à Agricultura Familiar, que é um dos braços na produção de energia limpa. “Apoiamos os esforços do goveno federal porque levar tratores e implementos para a agricultura familiar aumenta a produtividade e, naturalmente, a rentabilidade”.

Etapas cumpridas

 A Prefeitura cumpriu todas as etapas do cronograma para a instalação da Cidade da Bioenergia em São Carlos até o início de fevereiro. Nesta semana o município concluiu a licitação para contratação do projeto executivo de infraestrutura para sua implantação. A empresa vencedora é a Master Consultoria Ltda, que terá 90 dias para elaborar o projeto após a assinatura do contrato.

O projeto deve contemplar a execução da duplicação da estrada municipal Guilherme Scatena, com melhoria da sua pista, além da infraestrutura, de água e esgoto, elétrica, telefonia e transmissão de dados.

A Cidade da Bioenergia será um local de exposição permanente de tecnologias do interesse do Sistema Agroindustrial de Bioenergia, bem como de programas científicos. A meta principal é estimular parcerias entre o setor privado, as universidades e os centros de pesquisa, desenvolvendo negócios que aumentem o potencial econômico do Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias