De 20 a 30 de maio, acontece o primeiro ciclo da Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica, proposta contemplada no Edital EAE nº 14/2018, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e realizada pelos programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); pelos programas de pós-graduação em Psiquiatria e em Saúde Mental, da Universidade de São Paulo (USP); e pelos programas de pós-graduação em áreas correlacionadas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
O encontro terá a participação de Linda Liebenberg, professora da Dalhousie University, no Canadá. Liebenberg é referência mundial no campo de estudos e intervenção com adolescentes em situação de risco. Ao longo dos dias, a pesquisadora ministrará conferências e disciplinas sobre temas como resiliência e seu papel na promoção da saúde mental; definição de métodos visuais e como contribuem para estudos sobre estruturas de criação de significado das pessoas; métodos mistos para o entendimento de processos interativos associados a processos cognitivos; estratégias de sucesso para escrita de dissertações; dentre outros. As atividades acontecem no Campus São Carlos da UFSCar e na Universo. A programação completa está disponível em http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br.
Podem se inscrever para as atividades da EAE alunos de graduação dos últimos anos, em especial, nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Neurociências do Desenvolvimento e Educação Especial, pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFSCar e de outras instituições e pesquisa. Os interessados devem se inscrever no site do evento.
Ao longo do ano, a EAE promoverá mais dois ciclos: em agosto, com a presença de Charles Nelson III, docente na Harvard Medical School, dos Estados Unidos, e referência mundial na Neurociência Cognitiva e do Desenvolvimento; e, no mês de outubro, com Ilina Singh, professora na University of Oxford, do Reino Unido, e cuja pesquisa é centrada nas dimensões éticas e sociais de inovações em Neurociência, Psiquiatria e áreas afins. Mais informações sobre as atividades estão em http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br.
SOBRE A ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
A Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica tem como objetivo principal disseminar conhecimento científico de ponta sobre o impacto de experiências de adversidade e negligência no desenvolvimento humano, bem como discutir possibilidades de intervenção, mantendo um olhar atento para as questões éticas envolvidas. A proposta é a de investir neste campo investigativo em três dimensões indissociáveis: a elucidação de abordagens preventivas, a divulgação de modelos clínicos e institucionais bem-sucedidos no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco e a análise aprofundada dos aspectos éticos que norteiam a pesquisa e a intervenção com estes grupos.
SOBRE A PALESTRANTE
Linda Liebenberg é pesquisadora, avaliadora e consultora no campo da resiliência e desenvolvimento comunitário, com um interesse especial por crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. O seu trabalho é voltado para a elaboração de recursos e programas que possam promover desenvolvimento saudável em jovens expostos a diferentes situações de risco, por meio da construção de estratégias formais e informais de promoção de resiliência. A pesquisadora possui também estudos de grande relevância sobre métodos visuais, desenhos longitudinais e quantitativos de pesquisa e intervenção psicológica. Atualmente, Liebenberg mantém parcerias com diversas instituições e organizações internacionais como a Right to Play, The World Bank, The World Health Organization, Save the Children Denmark, e Public Health Agency of Canada. No Brasil, a pesquisadora trabalha em parceria com o professor Alex Pessoa, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. A vinda de Liebenberg ao País representa a possibilidade de continuidade de ações já iniciadas, bem como o fortalecimento de propostas colaborativas que se desdobrem em publicações e estudos interculturais.