A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encerra o ano de 2015 com um motivo a mais para comemorar: a aprovação de 10 projetos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que totalizam R$ 19,7 milhões de investimentos para conclusão de 10 obras.
Ao todo, 91 propostas foram envidas à Finep, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mas apenas 31 foram aprovadas. A UFSCar, além de ter 100% de aprovação nas propostas que enviou, foi a instituição que ficou com a maior parte dos recursos oferecidos, que totalizavam R$ 100 milhões.
"A Finep fez uma avaliação técnica e a UFSCar mostrou uma extrema capacidade de apresentar bons projetos e de gerenciá-los, por isso foi capaz de captar a maior parte dos recursos", frisa o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.
"A defasagem no valor do metro quadrado praticado pela Finep até pouco tempo atrás inviabilizou a conclusão das obras agora contempladas nessa nova chamada", explica o Pró-Reitor de Pesquisa Adjunto da Universidade, Ronaldo Censi Faria. "Neste sentido, o edital da Finep foi fundamental, em especial para a UFSCar, que teve uma enorme expansão de sua área física nos últimos anos", destaca.
O plano de trabalho das 10 obras foi apresentado pela equipe de Engenharia da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da Universidade. "Esse é o papel da FAI, dar apoio às ações da UFSCar", ressalta a diretora executiva da Fundação, Lourdes Moraes.
As obras serão executadas a partir de 2016 e contemplam laboratórios de nanotecnologia, biotecnologia e multiusos, além de núcleos e centros de apoio à pesquisa nos campi de São Carlos, Araras e Sorocaba.