A Câmara Municipal realizou na tarde desta sexta-feira (14) uma audiência pública, para tratar da questão da unidade da Fundação Casa (ex-Febem), cuja retirada do imóvel localizado na rua Marechal Deodoro 222 foi anunciada na véspera pelo presidente do CEFA “Cid Silva César”, Vicente de Paula da Silva. Durante a audiência o vereador Edson Fermiano (PR) fez uma avaliação positiva do episódio e comentou que “foi uma vitoria da democracia e do estado de direito”. “É a vitória dos moradores da região que lutaram contra a instalação da semiliberdade”, acrescentou. A seu ver, o CEFA “infelizmente errou em escolher o local para atender os 20 adolescentes infratores, mas reconheceu o erro e corrigiu a tempo”.
O presente do legislativo Lineu Navarro (PT), comentou que o assunto da ex-Febem mudou de foco, “pois há três dias atrás o problema era a instalação da semiliberdade no local inadequado e com a declaração do presidente do CEFA na última quinta-feira que a Fundação Casa não iria mais se instalar na região central pela rua Marechal Deodoro o foco da audiência passou a ser onde será instalado a semiliberdade da Fundação Casa. Lineu destacou também que não é contrario à instalação da semiliberdade em São Carlos “desde que o local seja adequado e favorável a instalação da unidade”.
O presidente do CEFA, Vicente Paula da Silva, se desculpou pelo transtorno causado e disse que a intenção é ajudar e trabalhar com o jovem infrator para que ele possa retornar à sociedade. Segundo Vicente, no dia da inauguração da semiliberde um morador chegou ate ele e disse: “Eu não quero o lixo da sociedade próximo da minha casa”. Devido às críticas, resolveram então entregar a residência, mas pediu uma solução de onde poderá ser instalada a semiliberdade em São Carlos.
Estiveram presentes na audiência publica os vereadores José Alvim Filho (PT), Julio Cesar (DEM), Laíde Simões (PMDB), Ditinho Matheus (PMDB). Compareceram
o secretário municipal de governo Marcos Martinelli, secretário municipal especial de Infância e Juventude, Roberto Menezes,a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social Rosilene Mendes dos Santos, o conselheiro municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Carlos Alberto Caromano e moradores da região onde estava instalada a unidade da ex-Febem.
Uma solução para o impasse na instalação da unidade no município será buscada em reunião marcada para a tarde da próxima terça-feira na Prefeitura Municipal.