(16) 99963-6036
sábado, 16 de novembro de 2024
Pessoa com deficiência

Secretaria oferece cadeira de trilha adaptada para passeio no cerrado

São Carlos foi contemplada com dois kits, cada um com três cadeiras de trilha adaptadas

15 Mar 2023 - 06h41Por Redação
Secretaria oferece cadeira de trilha adaptada para passeio no cerrado - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos (SMPDMR) ofereceu uma cadeira de trilha adaptada para o grupo que fez o passeio na Trilha da Natureza da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) no último sábado, 11 de março. A cadeira possibilitou que pessoas com deficiência física e pessoas com dificuldade de locomoção pudessem participar da trilha e ter a mesma experiência dos demais participantes.

A oferta da cadeira adaptada faz parte do Trilha Acessível, projeto que integra o Programa Cidade Acessível da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está equipando trilhas de cidades turísticas e unidades de conservação. Em São Carlos, a ação está sendo concretizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

São Carlos foi contemplada com dois kits, cada um com três cadeiras de trilha adaptadas denominadas Juliettis, que atenderão a população nas unidades de conservação do Estado de São Paulo que estão localizadas aqui no município. O equipamento, além de o conforto para as pessoas com necessidades especiais, conta com uma estrutura confortável e segura.

Para guiá-la são necessárias duas pessoas: uma que puxa a cadeira na parte da frente e outra atrás para ajudar a empurrá-la, tudo utilizando as barras paralelas da Julietti. Ao contrário das cadeiras convencionais, ela conta apenas com uma roda e também uma estrutura vertical que auxilia na sua estabilização no chão.

“Estamos no início de um projeto mais amplo que a Prefeitura de São Carlos está colocando em prática para levar mais acessibilidade nas áreas de uso público e garantir a inclusão de todos”, afirmou a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia.

“Nosso trabalho está focado na gestão de políticas voltadas para a integração da pessoa com deficiência, tendo como eixo focal a defesa de direitos e a promoção da cidadania”, finaliza a secretária.

Além do cerrado da UFSCar, os equipamentos também estarão disponíveis no Parque Ecológico por meio de uma parceria entre a SMPDMR e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Para isso, ainda será necessária a revitalização e adaptação de um espaço a fim de oferecer a cadeira de trilha na entrada do parque.

A Trilha da Natureza está localizada dentro de uma área de reserva da UFSCar. O percurso da trilha é de aproximadamente dois quilômetros. A caminhada é acompanhada por monitores que incentivam os visitantes a perceberem o ambiente utilizando os cinco sentidos e estimular a criatividade sobre aspectos da fauna, da flora e da ecologia do cerrado.

Leia Também

Últimas Notícias