As obras para a revitalização do centro de São Carlos começam em 15 dias. A informação foi passada na manhã desta sexta-feira, 1, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), José Fernando Zelão Domingues.
Em entrevista ao São Carlos Agora, ele informou que as obras iniciais serão na rua General Osório. O calçadão atual deixa de existir e será aberta uma via de três metros de largura até a rua 9 de Julho para que somente veículos transitem.
A pedido dos comerciantes, a ideia é fazer com que a revitalização seja até o Hipermercado Jaú Serve, na rua Visconde de Inhaúma.
“Nestes quarteirões os carros irão transitar em fila indiana e não haverá estacionamentos. Mas friso: somente veículos de passeio irão transitar. A ideia é melhorar o fluxo de veículos”, disse.
Paralelamente as obras, Zelão informou que toda a iluminação será refeita para proporcionar melhor segurança no período noturno. “Serão colocadas lixeiras, novos bancos, floreiras. Enfim, procurar dar um visual moderno e atrativo. Para consumidores e comerciantes. Facilitar a mobilidade urbana e fazer com que o trânsito flua melhor”, afirmou.
Zelão explicou ainda que a ideia inicial é fazer com que as calçadas na General Osorio sejam largas e a rua tenha apenas três metros de comprimento. “De acordo com o planejamento, as obras serão em etapas. Na primeira, a abertura da rua General em duas semanas. Depois a colocação de bancos e a última que custará aproximadamente R$ 200 mil, a retirada dos postes e fazer com que a fiação elétrica seja subterrânea”, comentou.
MERCADÃO
Outra etapa da revitalização do Centro será em frente à praça do Mercado Municipal. Lá será aberta uma rua com três metros de comprimento onde somente veículos irão transitar e os estacionamentos serão perpendiculares com calçadas de oito metros de cada lado que receberão ornamentos. “Tudo para atrair o consumidor e possamos ter o coração de São Carlos revitalizado, atraente”, ponderou.
NATAL COM NOVO VISUAL
Durante a entrevista, Zelão não detalhou datas. A não ser o início das obras. Por outro lado ele garantiu que as festas natalinas em São Carlos serão diferentes.
“A ideia é encerrar 2018 com as festas natalinas com outro visual em São Carlos. Em dezembro, o centro será atraente, revitalizado e aconchegante para os comerciantes e para os consumidores”, garantiu Zelão.