(16) 99963-6036
quarta, 09 de abril de 2025
Cidade

Rádio Progresso AM era fundada há 67 anos em São Carlos

Emissora fez parte da era de ouro do rádio de São Carlos e formou vários grandes comunicadores, como os saudosos Cardoso Natal, Gerson Marcos e Afonso Celso Gobato

05 Abr 2025 - 08h00Por Da redação
Prédio da Rádio Progresso no final da década de 1970 - Crédito:  Acervo APH-FPMSC. Prédio da Rádio Progresso no final da década de 1970 - Crédito: Acervo APH-FPMSC.

Há exatamente 67 anos, nascia no dia 05 de abril de 1958, a a Rádio Progresso de São Carlos, fundada por Vicente de Arruda Camargo (1921-1981) e Leôncio Zambel (1921-1990). A emissora esteve instalada na Rua Major José Ignácio, onde atualmente se encontra o Cine São Carlos e posteriormente mudou-se para a Avenida São Carlos, local onde atualmente encontramos a sede do jornal Primeira Página. 

Vários nomes de destaque na comunicação trabalharam na Rádio Progresso, sendo possível destacar Rubens Maciel, Gerson Marcos, Afonso Celso Gobato, Nei Santos, Cardoso Natal , Carlinhos Lima. Todos eram líderes de audiência cada um com seu estilo.

Depois, durante muitos anos a emissora funcionou nos Altos do Cruzeiro do Sul. Hoje, da chamada “Cidade do Rádio” restam apenas ruínas das construções que existiam no local. A emissora tinha sua sede na Chácara Pedra Branca.

Posse de Leôncio Zambel na Rádio Progresso em meados de 1975. Acervo APH-FPMSC.

O local abrigou por anos as transmissões dos 1.400 Khz da Progresso AM e da FM 104,7. Em 1998, as emissoras foram adquiridas pelo Sistema Clube de Rádio e TV de Ribeirão Preto que já há alguns anos, funciona outro endereço na avenida Carlos Botelho esquina com a rua Dona Alexandrina, na Região Central de São Carlos. 

Os antigos estúdios da “Cidade do Rádio” abrigavam grandes comunicadores, que promoviam, com suas vozes empostadas e inconfundíveis, transmissões esportivas, jornalísticas e culturais. Muitos profissionais da comunicação passaram por ali. A emissora acabou se transformando, também, numa grande escola para muitos narradores. 

A emissora acompanhou o surgimento e a ascensão do Grêmio Esportivo São-carlense, inclusive no único campeonato que disputou na Primeira Divisão do Futebol Paulista. Também estiveram na emissora os Irmãos Toledo Piza, Geraldo Eugênio e Gerson Edson, o “Juquita”. Ambos locavam horários na emissora e vendiam publicidades. Copiando o nome de uma série de filmes de ação que passavam na antiga TV Record, Juquita criou o “Sempre aos Domingos” com muita música e animação. Depois, os irmãos fundaram, no início dos anos 1980, a Intersom FM.

Leia Também

Últimas Notícias