Saturados com o preço do etanol, que é considerado elevado em São Carlos, comparado a cidades da região como Araraquara, Rio Claro e Matão, centenas de consumidores iniciaram um manifesto com o intuito de baixar o preço do combustível nos postos.
O primeiro protesto aconteceu na tarde/noite de sexta-feira, 11, em dois estabelecimentos localizados na Avenida Professor Luís Augusto de Oliveira.
Um grande número de motoristas fez o abastecimento de R$ 1 e pagou com cartão de crédito. Foi exigido ainda, nota fiscal.
A princípio, o movimento reivindicatório surtiu efeito positivo e a semana teve início em São Carlos com o etanol em queda. Proprietários baixaram o preço do etanol, com o produto sendo achado até a R$ 2,64. Em outros estabelecimentos, o combustível baixou alguns centavos.
MOVIMENTO CONTINUA
O São Carlos Agora manteve contato com os idealizadores do movimento que possui um grupo no WhatsApp com aproximadamente 500 participantes.
A ideia é continuar o movimento até que o etanol tenha um preço competitivo e que se equipare as cidades da região.
Neste final de semana a segunda parte do protesto terá sequência. Dois postos serão visitados. Os organizadores irão revelar somente no final de semana, quando os participantes irão se concentrar em um ponto da cidade e partir para os postos de combustíveis a serem escolhidos.
A ideia dos organizadores é, também, sensibilizar a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e o Procon. Segundo eles há indícios de um suposto cartel praticados pelos postos de combustíveis em São Carlos.