(16) 99963-6036
quarta, 15 de janeiro de 2025
Cidade

Prefeitura realiza a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

28 Mar 2009 - 13h56Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou na última sexta-feira (27), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de avaliar as propostas anteriores aprovadas na II Conferência, realizada em 2007, e apresentar os novos desafios e avaliar os programas já desenvolvidos nessa área pelo município.

A abertura da Conferência foi feita pelo prefeito Oswaldo Barba juntamente com o vice-prefeito Emerson Leal, a secretária adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal, Teresa Cristina Nascimento de Sousa e pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes. Também participaram do evento a vereadora Laíde Simões, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade e primeira-dama, Cidinha Duarte, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Nadir de Godoy Pereira.

A secretária Rose Mendes destacou a participação das mulheres nos espaços de poder afirmando que “todo espaço de debate para discutir a questão da mulher é muito importante, e discutir a participação das mulheres nos espaços de poder é também resgatar um pouco a história de conquistas num espaço ainda com predominância masculina. A mulher hoje é responsável pela família e nós temos que pensar nas crianças e nos jovens e a nossa Secretaria tem articulado políticas públicas que beneficiam essa população”.

Para Teresa Cristina Nascimento de Sousa, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que ministrou uma palestra com o tema “Mulheres em todos os Espaços”, as conferências são importantes porque são canais de escuta da população. “Já realizamos mais de 50 conferências e essa hoje aqui de São Carlos é muito importante porque também vai empossar os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As conferências também contribuem para o combate ao fenômeno da violência contra a mulher, porque articula ações e une esforços”.

Laíde Simões, única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores de São Carlos, lembrou a secretária adjunta que Dirigentes do PMDB Mulher, da qual faz parte, recentemente, em Brasília, manifestaram uma Moção de Aplauso à ministra Nilcéa Freire pelo extraordinário trabalho que vem empreendendo. Laíde citou ainda o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tornará a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em Ministério.

O prefeito Oswaldo Barba lembrou que São Carlos já oferece vários programas voltados às mulheres. “Hoje o nosso município mantém o Centro de Referência da Mulher que é um equipamento vinculado à Divisão de Políticas para Mulheres que tem como objetivo prevenir, promover e assegurar os direitos das mulheres. Temos a Casa Abrigo “Gravelina Teresinha Lemes”, de caráter sigiloso e provisório que tem como objetivo principal o acolhimento da mulher e seus filhos menores em situação de risco iminente pelo período necessário à sua proteção e integridade física. Oferecemos acompanhamento aos atendimentos de saúde, orientação jurídica e psicológica, garantimos o convívio escolar de seus filhos. Além disso também temos o Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS), que conta com uma equipe formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiros especializados em violência sexual”.

Barba ressaltou ainda que recentemente prorrogou a licença-maternidade para as servidoras públicas municipais para seis meses e assinou o Termo de Adesão à 3ª edição do Selo Pró-Equidade de Gênero. “As políticas públicas são um instrumento de construção da justiça social e de mudanças na vida das mulheres, para a conquista de sua autonomia”.

“Além de fazermos o balanço das políticas municipais para as mulheres, a partir das diretrizes estabelecidas nas Conferências anteriores, também vamos realizar a eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, finalizou Raquel Auxiliadora dos Santos, chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias