Acumulados nos fundos de uma residência na rua Raimundo Correia, em São Carlos, três sofás, uma cama de casal com colchão, um berço, tapete, guarda-roupa e gavetas inutilizadas, foram retirados na manhã desta quarta-feira (7), por uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O trabalho é um serviço oferecido pela Prefeitura de São Carlos mediante agendamento, via telefone 3362-1300, com o objetivo de evitar que móveis e eletrodomésticos quebrados sejam descartados em locais impróprios, como praças, terrenos e margens de córregos. Pelo mesmo telefone podem ser feitas denúncias ou indicação de locais onde há o descarte ilegal.
Segundo o secretário José Carlos Correa (SMSP), o serviço, que já existia, passou por uma reestruturação na atual gestão, atingindo grande eficiência. “De uma lista de espera com mais de 180 pedidos e que chegava há três meses para ser atendida, conseguimos oferecer o serviço semanalmente, sem espera. É mais uma ação do prefeito Paulo Altomani em favor do bem estar da população e por uma cidade mais limpa e bonita”, explicou.
Sandra Marina Ap. Barbosa fez o pedido de retirada dos móveis da casa de sua mãe na rua Raimundo Correa, no dia 30 de abril e foi atendida exatamente uma semana depois. “Estou muito satisfeita. Para uma cidade do tamanho de São Carlos uma semana de espera é o ideal. Quero deixar o espaço externo da casa o mais limpo possível e não teria condições de retirar esse lixo sem a ajuda da prefeitura”, comentou.
O pedido da moradora Roseli Aparecida Picharillo, à rua Professor Walter Blanco, no Jardim Belvedere, também foi atendido na manhã desta quarta-feira. Roseli enfatizou a rapidez na execução do serviço e agradeceu. “Decidi limpar uma área externa da minha casa para fazer uma reforma no telhado. Descartei um sofá, uma estante e um guarda-roupa que não tinham mais condições de uso. Se não fosse a prefeitura, não saberia como proceder”, relatou.
O trabalho é coordenado pelo funcionário Silas da Conceição Ferreira, com supervisão do superintendente de Serviços Públicos, Marcelo Capuccino. Silas explicou que somente no dia agendado para a retirada, o morador deverá colocar o móvel na calçada. “Estamos atendendo cerca de dez pedidos por semana, sendo que 70% são relativos à sofás. O que queremos é conscientizar a população para utilizar o serviço e não jogar esse tipo de lixo em locais impróprios”.
Além dos atendimentos agendados, Silas lembrou que a equipe realiza mutirões em bairros determinados da cidade. “Para esses mutirões, o morador é avisado previamente e poderá deixar o móvel na calçada para ser recolhido, assim como fazemos com o que é encontrado em áreas públicas do bairro”. Em uma dessas ações, o funcionário destacou que foram retirados seis sofás de uma única praça. “No São Carlos 8 o material recolhido em um mutirão chegou a 1.200kg”, exemplificou.