Uma ação conjunta da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiross e CPFL, promoveu na tarde ontem (20) o corte de uma árvore de 30 metros de altura, conhecida como “pau-ferro”.
A árvore apresentava problemas, quebrou e arremessou parte de seus galhos sobre a grade da igreja São Sebastião, na avenida Dr. Carlos Botelho, região central da cidade. Para o corte foi necessário isolar o trecho da avenida entre as ruas Rui Barbosa e Dom Pedro durante parte da tarde de ontem.
A engenheira florestal da da Prefeitura de São Carlos, Ana Paula Castral, explica que parte da árvore caiu durante a chuva da madrugada de terça-feira (20).
“O Corpo de Bombeiros e a CPFL nos auxiliou na retirada das partes mais altas e nós viemos analisar a espécie que é um pau ferro de madeira muito dura, com facilidade de lascar”, informa. De acordo com ela, o risco de atingir veículos ou pedestres era grande caso viesse a cair. Uma nova espécie será plantada no local.
O diretor do Departamento de Segurança Pública e Defesa Civil, Danilo de Almeida, que também participou da operação, orienta a população que, ao observar árvores com suspeita de queda, acione imediatamente o telefone 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros para comunicar a localização.
“A população deve evitar também parar o carro sob árvores em períodos de temporais ou ventos fortes, uma vez que há risco de queda das árvores”, frisa Almeida.