Dois policiais militares de São Carlos serão eternizados como anjos da guarda de uma garotinha de um ano e meio. Ambos salvaram sua vida após ela se engasgar.
A cabo Cristina e o cabo Porfírio foram os responsáveis pelo ato heroico que aconteceu por volta das 13h20 do dia 7 de março no centro da cidade.
Uma mãe, desesperada e aos prantos, entrou na sede do 38º Batalhão de Polícia Militar, na rua Bento Carlos, com a filhinha no colo. A menina estava roxa e ela gritava por socorro. Em agonia, pedia ajuda aos policiais militares, pois a filha engasgada não conseguia respirar.
O cabo Porfírio, instintivamente e em um gesto rápido, pegou a a criança e com auxílio da cabo Cristina, realizaram a manobra “Heimlich” (procedimento rápido de primeiros socorros que ajuda a desengasgar uma pessoa que tenha se entalado com comida ou objeto), e com o êxito a criança expeliu uma pequena secreção, voltando a respirar e a chorar.
Em seguida, com o apoio de uma viatura da corporação, mãe e filha foram encaminhadas a um hospital particular em São Carlos, para uma avaliação médica especializada e posteriormente foram liberadas em segurança.
Um ato digno dos heróis de farda que se prontificaram a auxiliar rápido e com profissionalismo uma mãe e uma criança. Um gesto acima de tudo humano e que ficará eternizado na sociedade de São Carlos.