Moradores de alguns bairros de São Carlos, principalmente na região da Vila Nery, Centro, entraram em contato com o site São Carlos Agora para reclamar da falta desde o último sábado (20).
Em nota, o SAAE alegou problemas pontuais devido a diminuição da capacidade dos reservatórios devido estiagem prolongada. Confira na integra:
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) esclarece que o desabastecimento pontual registrado na grande região da Vila Nery, há alguns dias, se deve, em grande medida, por causa da diminuição da capacidade dos reservatórios em função da estiagem prolongada (61 dias sem chuva, uma das mais graves dos últimos 15 anos), e o elevado consumo em decorrência das altas temperaturas.
É pertinente registrar que no Centro de Captação do Espraiado, responsável por 27% da água captada para abastecer São Carlos inteira, há uma redução considerável. Em junho de 2023, para se ter ideia, a vazão do Centro era de 13.508 metros cúbicos por dia, ou 153,3 litros por segundo. Já agora, em junho de 2024, a vazão está 11.670 metros cúbicos por dia, ou 135,1 litros por segundo. A redução, portanto, é de significativos 13,6% na captação de água.