Moradores de vários bairros de São Carlos continuam sofrendo com a falta de água. Na manhã deste domingo (15), leitores do Cidade Aracy e Antenor Garcia entraram em contato com a redação para reclamar do problema. Segundo o SAAE o calor faz aumentar o consumo e devido a estiagem, os níveis dos reservatórios estão baixos, ocasionando a falta de água.
Abaixo nota na integra:
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que o desabastecimento em diversas regiões da cidade se deve a quatro fatores fundamentais:
1) Estiagem prolongada (quase 130 dias sem chuva); a maior crise hídrica dos últimos 15 anos;
2) Nível de água dos mananciais que são fontes naturais de captação (Espraiado e Feijão) está muito abaixo do normal pela falta de chuva, o que diminui a vazão e, consequentemente, a captação;
3) Os 35 reservatórios de água do SAAE operam, em média, com apenas 30% da capacidade;
4) Muitas pessoas têm usado água potável para lavar calçadas e quintais para limpar a sujeira (principalmente fuligem) provocada pelas sucessivas queimadas.
Em função disso, o SAAE tem priorizado atender, com seus caminhões pipa, creches, escolas, unidades de saúde e reservatórios de regiões onde há mais moradores com falta d’água.
Reitera, ainda, que esta situação de desabastecimento não é registrada somente em São Carlos, mas também em várias cidades vizinhas e diversas do Estado de SP inteiro.