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sexta, 24 de janeiro de 2025
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Mais três radares vão entrar em operação em rodovias da EcoNoroeste

Equipamentos começarão a operar no dia 29 deste mês em Araraquara, na SP-310, em Bebedouro, na SP-326, e em Sertãozinho, na SP-333

24 Jan 2025 - 09h56Por Assessoria de Imprensa
Mais três radares vão entrar em  operação em rodovias da EcoNoroeste -

 A EcoNoroeste informa que entrarão em operação, a partir da próxima quarta-feira (29/01), outros três radares em trechos sob sua concessão, segundo publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 22 de janeiro:

Radares em operação a partir de 29 de janeiro de 2025

Rodovia Washington Luís (SP-310):

 Quilômetro 275+130m, pista sul, sentido Araraquara-São Carlos, em Araraquara (SP).

 Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):

 Quilômetro 369+340m, pista norte, sentido Taiúva-Bebedouro, em Bebedouro (SP).

 Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.

Rodovias Carlos Tonanni (SP-333):

Quilômetro 85+860m, pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Sertãozinho (SP).

 Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.

 

Novos radares

Esses três novos radares fazem parte dos 45 equipamentos que serão instalados no trecho da EcoNoroeste. A ação integra o contrato de concessão assinado pela empresa com o Governo do Estado de São Paulo. O projeto prevê um a cada 10 quilômetros de estrada, passando por 17 cidades: São Carlos, Araraquara, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.

Os locais de instalação levantados e indicados pela EcoNoroeste, a partir de um mapeamento das áreas com índice de maior gravidade e fatalidade, foram previamente aprovados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).

 As operações estão sendo liberadas de acordo com as homologações do DER-SP e publicações no Diário Oficial. Os radares são mantidos e operados pela concessionária, em cumprimento à obrigação estabelecida pelo contrato de concessão. O DER-SP é responsável pelo processamento dos registros e pela aplicação e cobrança das multas por excesso de velocidade.

Os equipamentos representam mais um item importante para aumentar a segurança e diminuir os acidentes nas rodovias sob responsabilidade da EcoNoroeste. Dados da concessionária mostram que em 2024 houve uma redução de 29% na gravidade e 19% na fatalidade das ocorrências. Só no último trimestre de 2024, foi registrada uma diminuição de 57% de acidentes fatais nos trechos da empresa.

 Para cada novo radar, a EcoNoroeste faz prévia e ampla divulgação, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), alertando os usuários para o início da operação. A relação dos novos equipamentos poderá ser conferida nas redes sociais da concessionária.

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