A Família Levi está em festa. A matriarca Ondina Levi completou 104 anos de vida ao lado dos familiares. Ela chegou a marcante data no dia 25 de outubro, sexta-feira, e teve festa em sua casa, no Jardim Centenário, para comemorar o ‘nat’.
Lúcida, não toma um remédio sequer, ela é corintiana roxa. Articulada, acompanha, inclusive, diariamente, as notícias veiculadas no São Carlos Agora e se considera uma leitora contumaz. Até os seus 90 anos, trabalhava como cozinheira de alto padrão.
Saudável, a ‘vó’ Ondina foi paparicada por filhos, netos, bisnetos e, até tataranetos.
Uma mulher maravilhosa
O São Carlos Agora, primeiramente, cumprimenta esta simpática leitora e para mostrar a sua importância, ouviu um neto e uma filha que contou um pouco sobre a experiente mulher que nasceu em Matão mas ainda bebê, em 1920, veio para São Carlos onde fincou raízes e constituiu família.
“Tenho o privilégio de, com 44 anos, poder abraçar minha avó”, disse o neto Igor Tadeu Golias. “A experiência, ensinamentos e sabedoria que me passa ficará eternamente para mim. Foram só bons exemplos, contou o orgulhoso neto.
A segunda de sete filhos, Maria Cândida, de 75 anos, disse sem pestanejar. “É a melhor mãe do mundo. Uma criatura carinhosa que criou os filhos sozinha. Ela é maravilhosa. Não toma remédios e é sinônimo de honestidade e hombridade”, afirmou.
Grande família
Torcedora do Timão, dona Ondina tem ao seu redor, uma grande família. São sete filhos, 14 netos, 21 netos e 3 tataranetos e todos fizeram questão de deixar o nome na reportagem em homenagem a matriarca da Família Levi.
Os filhos
Sebastiao, Maria Cândida Levi, Alcinda, Clovis, Fátima, Marcos e Márcia.
Os netos
Janaina, Frank, Emerson, Raquel, Frank Levi, Igor Golias, Dinorah Golias, Luciano, Marcos, Marcio, Fabio, Roseli, Gislaine e Lincoln.
Os bisnetos
Bianca, Isabela, Bruno, Davi Golias, Gabriel Golias, Maria Cândida Golias, Bárbara, João Guilherme, Mariana, Rayan, Enzo, Emanuel, Ana Julia, Giovana, João Pedro, João Gabriel, Emanueli, Micael, Carolina, Camila e Lucas.
Os tataranetos
Rebeca, Ravi e Samuel
Dois fatos marcantes
Em 1920, Ondina veio ao mundo. Porém, a japonesa Tomiko Itooka, hoje com 116 anos e considerada a mulher mais velha do mundo, tinha 12 anos.
E quando teve início a Segunda Guerra Mundial, um conflito de escala global que aconteceu entre 1939 e 1945, Ondina já era mocinha e estava com 19 anos.