Uma leitora do São Carlos Agora entrou em contato na tarde desta quinta-feira, 31, informando que o Novolin N, um medicamento que controla a diabete, está em falta em São Carlos. De acordo com a mulher, recentemente ela conseguiu adquirir o remédio somente em Américo Brasiliense.
O Novolin N é uma insulina humana de ação prolongada. Isto significa que ela começará a baixar o açúcar no sangue cerca de 1 hora e 30 minutos depois de aplicá-la. Seu médio estimado é de R$ 38,99.
Segundo postagem no Google, a insulina Novolin N não está disponível na Farmácia Popular desde julho de 2024 devido a uma indisponibilidade no fornecimento. A previsão é que a restrição dure até o segundo semestre de 2024.
A Novo Nordisk, fabricante do medicamento, informou que a indisponibilidade não está relacionada com problemas de qualidade ou segurança. Durante o período de escassez, os pacientes podem procurar alternativas terapêuticas com orientação médica.
O Farmácia Popular do Brasil (PFPB) disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Para retirar os medicamentos, é necessário apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, um documento de identidade e CPF em uma farmácia credenciada.
Consta ainda que pode ocorrer encerramento definitivo da comercialização do medicamento para o último trimestre de 2025. Esta é uma decisão global que afeta todos os países onde a Novo Nordisk opera, inclusive o Brasil.