
Uma liminar concedida pela Justiça determinou a volta do macaco Chico, agora chamado de Carla (por ter sido comprovado que se trata de uma fêmea), para as mãos da dona Elizete em São Carlos.
A juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio determinou que o animal volte para casa, porém alguns ajustes na estrutura e na alimentação devem ser realizados pela família em um prazo de até 10 dias e deverá passar por um laudo profissional.
Na decisão a juíza explica que há sinais no animal que evidenciam domesticação e que "alguns estudos apontam que os animais mantidos em cativeiro por muito tempo não conseguem se alimentar e nem se defender sozinhos". Ela explicou ainda que em todos os Boletins de Ocorrência feitos após denuncias de que o animal silvestre vivia em cativeiro, sempre apontavam que ele era bem tratado pela família.
No final do documento juíza Gabriela Muller ainda ponderou que o animal já está velho, próximo do final de sua expectativa de vida e que não seria bom para ele ficar separado da família que o criou.
De acordo com a liminar, a Secretaria de Meio Ambiente terá que devolver animal no prazo de 5 dias, com multa de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento.