Estudantes da USP e da UFSCar realizam nesta quarta-feira, 15, a partir das 10h, uma série de atividades em prol da educação pública. O evento é denominado como Dia de mostrar a importância da Universidade Pública e da Pesquisa Científica e compõe o ato de Mobilização pela Educação Pública, contra os cortes da Educação.
Segundo os organizadores, a motivação deve-se as iniciativas do atual governo comandado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segundo os manifestantes, ocorre um processo intenso de desmonte do país e a educação seria um dos setores mais afetados, com aqui os cortes na Educação Básica e na Universidade Pública, que seria a instituição mais ameaçada.
Desta maneira, estudantes da USP e da UFSCar São Carlos organizam uma grande divulgação científica, com o intuito de mostrar que dentro das universidades há muito mais do que o que é falado na televisão e nas mídias.
O manifesto acontece em parceria com professores, centros acadêmicos diretório central de estudantes e técnicos. “Iremos levar nossas pesquisas, livros didáticos, apresentações de congressos, projeto de iniciação científica, extensão e estágio para mostrar para a comunidade a importância do nosso esforço, e como o dinheiro público investido nas universidades é importante e tem retorno para a sociedade”, informa um manifesto que está sendo divulgado nas redes sociais.
A PROGRAMAÇÃO
Segundo os estudantes, os eventos iniciam-se às 10h e a programação é a seguinte:
MANHÃ
Ato unificado na Praça Coronel Salles, pela educação pública
Estarão reunidos estudantes de todos os níveis, seja da educação básica seja da educação superior. No Mercadão ocorre uma panfletagem (panfletos confeccionados por uma comissão formada pela Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do EStado de São Paulo), DCE UFSCar, CAASO, entre outros.
TARDE
Ciência nas ruas
Pequenos grupos irão ocupar espaços públicos de maior circulação de pessoas e cada pesquisador/estudante levará seu cartaz/banner e conversará com as pessoas para mostrar o que é feito na universidade.
NOITE
Aulas públicas
Na UFSCar e na USP alguns professores farão aulas públicas abertas dentro da universidade. Temas livres serão discutidos.