O vereador Roberto Mori Roda (PV) pediu novas informações à Prefeitura sobre o problema do esgoto a céu aberto na rua Professor Gisto Rossi, no Jardim das Torres. Em requerimento protocolado nesta sexta-feira (21) na Câmara Municipal, o vereador cita uma resposta do SAAE à solicitação que encaminhou em abril passado. A autarquia informa que o problema que desestabilizou a rede de esgoto no local, foi decorrente de rompimento de galerias de águas pluviais próximas ao córrego do Jardim das Torres, que provocou uma grande erosão prejudicando a estabilidade da rede de esgoto.
No requerimento atual, Robertinho observa que a autarquia apontou uma solução provisória até que o sistema de drenagem seja reconstruído e o local devidamente aterrado. O paliativo foi sustentar a tubulação com tirantes de cabos de aço e ancorá-los numa estaca que está acima da área de erosão.
Ainda segundo o SAAE a solução definitiva depende do trabalho conjunto a ser realizado em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos para o aterramento da cratera causada pela erosão. Os entendimentos técnicos e operacionais estariam sendo tratados entre as partes.
A autarquia ainda comunicou ao vereador que está monitorando constantemente o local para verificar se o trabalho provisório e evitar vazamento de esgoto.
Moradores da região procuraram o vereador que buscou novas informações e foi informado que estaria havendo problema com a Promotoria e CETESB, que a Prefeitura busca adequar, para concluir a obra sem agredir o meio ambiente.
Diante da “constatação de que realmente a situação é crítica”, Robertinho pede esclarecimentos do Executivo sobre a negociação junto aos órgãos ambientais e qual a previsão para uma solução definitiva do problema.