A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou nesta quinta-feira (2) uma iniciativa para oferecer almoço durante o período de recesso escolar em unidades da rede estadual de ensino. O programa atende municípios onde os contratos de cozinheiras e a aquisição de insumos são gerenciados diretamente pela Seduc-SP.
Em São Carlos, participam da ação as escolas estaduais Coronel Paulino Carlos, Professor Luiz Viviani Filho e Professor Sebastião de Oliveira Rocha. Segundo a assessoria de imprensa da Seduc-SP, os pais interessados deveriam ter realizado um cadastro prévio em dezembro. Contudo, os responsáveis ainda podem procurar as unidades participantes para inscrever os filhos.
O almoço será servido de segunda a sexta-feira, entre 11h e 13h30, até o dia 31 de janeiro. Assim como ocorre durante os dias letivos, o cardápio é elaborado por nutricionistas da Seduc-SP, garantindo refeições balanceadas, com variedade e riqueza de nutrientes.
Para evitar desperdícios e organizar as equipes, a Seduc-SP realizou uma consulta pública em dezembro, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) e diretamente nas escolas. Cada unidade tem autonomia para ajustar o cardápio ao longo das semanas.
A rede estadual de São Paulo fornece alimentação escolar em mais de 3 mil escolas distribuídas por 152 municípios. Entretanto, nas unidades onde a gestão do serviço é descentralizada e feita pelas prefeituras, a iniciativa não será aplicada.