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sexta, 21 de março de 2025
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Ecovias Noroeste Paulista iniciará em março obras da terceira faixa na Rodovia Washington Luís

19 Mar 2025 - 17h53Por Da redação
Ecovias Noroeste Paulista iniciará em março obras da terceira faixa na Rodovia Washington Luís  -

A Ecovias Noroeste Paulista realizou na tarde desta quarta-feira (17), no Nacional Inn, apresentação do projeto das obras de construção da terceira faixa na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos. O projeto foi apresentado à imprensa local pelo gerente de engenharia da Ecovias Noroeste Paulista, Tiago Xavier Carvalho.

Com início neste mês de março, as obras ocorrerão entre o km 227+800, próximo ao trevo para Descalvado, e o km 242+500, na divisa com Ibaté. A ampliação contará com 19,2 quilômetros de faixas adicionais, sendo 10 km no trecho norte (sentido capital-interior) e 9 km no sul (interior-capital).

O gerente de engenharia da Ecovias Noroeste Paulista, Tiago Xavier Carvalho, disse que a terceira faixa será implantada no canteiro central da rodovia, minimizando desapropriações nas laterais. “Com previsão de conclusão para abril de 2027, o investimento na obra ultrapassa R$ 150 milhões e inclui infraestrutura como iluminação na marginal, drenagem, sinalização e pavimentação”, afirmou.

Além implementação da terceira faixa, o projeto contempla a construção de uma marginal com 3,1 km(2,3 km na pista norte, e 0,77 km na pista sul), que irá da Avenida Getúlio Vargas, no Jardim Novo Horizonte, até a Rua Teotônio Vilela, no Jardim Tangará, com aadequação de duas rotatórias. Também serão feitos 3,9 km de ciclovias/calçada e duas novas passarelas para pedestres, nos quilômetros 231+100 e 236+200 – o trecho já conta com outras três passarelas. Uma nova Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) seráimplantada no quilômetro 252, na região de Ibaté. Estão previstas, também, alargamentos e adequações das Obras de Arte Especiais (OAEs), que são estruturas de grande porte para transpor obstáculos.

A obra será fiscalizada e supervisionada contratualmente pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

gerente de engenharia da Ecovias Noroeste Paulista, Tiago Xavier Carvalho

De acordo com Danyel Nunes, Diretor Superintendente da Ecovias Noroeste Paulista, o projeto foi desenvolvido em conformidade com as obrigações contratuais da concessionária com o governo paulista, supervisionadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Durante a execução, a empresa adotará medidas de sinalização e gerenciamento de tráfego para assegurar que o fluxo nas faixas não afetadas continue sem interrupções. Com comunicação antecipada por meio da imprensa local, redes sociais da companhia e sinalização na rodovia, eventuais fechamentos temporários serão realizados de maneira controlada, com o objetivo de minimizar impactos.

“Sabemos que a terceira faixa é uma obra muito aguardada e, por isso, tomaremos todas as medidas necessárias para reduzir os transtornos. A sinalização será um ponto de atenção durante a execução dos trabalhos, além das normas de segurança do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Usaremos placas de advertência e orientação adequada para motoristas e pedestres e nossos painéis de mensagens variáveis, espalhados ao longo de todo o trecho de concessão, também serão atualizados constantemente permitindo atualização das condições das nossas rodovias em tempo real. Nosso compromisso é garantir que todos estejam informados sobre o andamento da obra e sobre quaisquer impactos que possam ocorrer”, afirma Danyel. 

Os principais objetivos com a implantação da terceira faixa são a redução no tempo de viagem e o aumento da segurança viária. Com mais espaço para circulação no trecho da SP-310, que possui alto volume de veículos pesados, haverá diminuição no risco de acidentes causados por ultrapassagens perigosas. A nova marginal, por sua vez, passará a receber o trânsito urbano, atualmente realizado pela rodovia, melhorando a fluidez, especialmente nos horários de pico, na saída da Avenida Getúlio Vargas. Além disso, a obra contribuirá para a eficiência logística da região de São Carlos, favorecendo o transporte de mercadorias e reduzindo o tempo de deslocamento dos motoristas.

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