A Fapesp está completando 60 anos e, nesse sentido, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no âmbito da programação de seus colóquios, receberá no próximo dia 02 de dezembro, às 10h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, o diretor científico da Fapesp, professor Luiz Eugênio de Melo, que irá apresentar e debater diversos assuntos relacionados com a Fundação, entre os quais se contam os desafios e as novas perspectivas criadas pelas mudanças decorrentes da pandemia e as novas medidas destinadas a enriquecer a diversidade — gênero, etnia ou origem — na força estadual de pesquisa.
Luiz de Melo fará uma retrospectiva da transformação por que passou a Fapesp nas últimas três décadas, onde no início apenas financiava pequenos projetos, com bolsas e auxílios individuais. Três décadas depois, a FAPESP oferece uma carteira de fomento atenta às diversas necessidades e modalidades de atuação dos pesquisadores, sendo que essa evolução acompanhou quantitativamente e impulsionou qualitativamente a expansão do sistema de pesquisa estadual no período.
Hoje, o estoque de projetos contratados compreende pesquisa básica, aplicada e voltada para a inovação; pequenas e grandes equipes; trabalho intra-departamental e colaborações internacionais; infraestrutura de pesquisa e programas especiais para jovens talentos; e grandes iniciativas com alvos específicos. Os temáticos, as bolsas Bepe, o Biota, o Pipe e o CPE são apenas alguns exemplos de programas duradouros bem sucedidos.
Em sua apresentação, Melo procurará mostrar que todo esse avanço foi possível porque a Diretoria Científica da Fapesp se pauta por três princípios:
(i) seleção de projetos com base na qualidade da pesquisa proposta;
(ii) avaliação por pares;
(iii) e diálogo com a comunidade.
Será, certamente, um evento importante, cuja participação presencial é gratuita e aberta a todos os interessados, contando com transmissão ao vivo pelo Canal Youtube do IFSC/USP - https://www.youtube.com/ifscusp1/live (Rui Sintra - IFSC/USP)