Atualização 30/03 : Daniel conseguiu a vaga e foi transferido para a Santa Casa.
Daniel Henrique de Jesus Dellaporte, de apenas 9 meses, com pneumonia, aguarda uma vaga para internação em São Carlos. A informação foi passada pela mãe, Sara de Jesus Araújo, residente no Antenor Garcia, em entrevista na tarde desta quarta-feira, 29.
Preocupada com o estado de saúde delicado do pequeno Daniel, ela disse que o bebê adoeceu e deu entrada na sexta-feira, 24, na UPA Cidade Aracy com crise de asma, sendo medicado com hidrocortisona e foi feito ainda um Raio X que, segundo ela, não teria sido visto pela médica, “pois ele já estaria melhor”.
Ainda na UPA, a mãe disse que foi informada que não seria necessário os ciclos de inalação e que não tinha Aerolin e Atrovent disponível na unidade. “Mas que se meu filho piorasse e eu tivesse a medicação poderia trazer. Então fui liberada”, disse.
Desta forma, Sara contou que retornou para sua moradia, mas percebeu que o bebê não apresentava melhoras. Diante disso, no domingo, 26, Daniel apresentou febre e a respiração debilitada. Assim voltou à UPA.
“Ele tomou novamente hidrocortisona e fez a inalação pois eu comprei Aerolin e Atrovent do meu bolso. Em seguida foi liberado e mandado para casa novamente, pois segundo o pessoal da UPA ele estava bem”, afirmou Sara.
Após três dias de preocupação, ela disse que seu filho não apresentava melhora e nesta segunda-feira, 27, Daniel ainda apresentava cansaço na respiração e febre. Mais uma vez foi à UPA Aracy e fez uso hidrocortisona novamente. “Mesmo eu dizendo que não estava mais fazendo efeito. A médica disse que abriria o CROSS, mas que eu não me preocupasse que não era nada grave”, afirmou.
Nesse dia, Sara disse que ficou na UPA das 9h até às 18h, até uma médica é uma enfermeira a convenceram a voltar para sua casa e fechar o CROSS. “Segundo elas, tinha que tomar antibiótico, era capaz do meu filho ser internado e acabar pegando alguma doença. Então fui para casa, dei o antibiótico. Mas já tinham me informado que o meu filho estava com pneumonia”, afirmou,
A “via crucis” de Sara não parou por ai, já que na terça-feira, 28, logo às 7h35 teve que retornar à UPA e o pequeno Daniel fez todos os ciclos possíveis de inalação, porém não houve melhora. A medicação dele teria acabado às 9h e desde então, revelou a mãe, o bebê teria ficado em um leito, sem ninguém assisti-lo e esperando vaga. “Foram ver o meu filho às 19h. Se estava bem. Mas desde às 9h. Às 21h veio uma médica e pediu um raio X. Olhou e disse que estava tudo bem e que iria cancelar o CROSS. Afirmou ainda que eu poderia ir para casa e falou para fazer apenas inalação com soro fisiológico em uma criança que está com pneumonia! Fui pra casa mais uma vez”, afirmou, indignada.
Revoltada, a mãe entrou em contato com o São Carlos Agora nesta quarta-feira, 29 e disse que foi novamente na UPA Aracy e aguarda vaga em algum hospital. “Passei com outro médico que me disse pela manhã que o caso do meu filho é internação, pois está com os pulmões infiltrados de catarro! E agora eu me pergunto: até quando vou ficar nessa situação? Vão esperar acontecer algo pior? Me perguntaram se eu podia trazer o antibiótico da minha casa pois ligaram no posto de saúde e não tem a medicação”, finalizou a indignada mãe.
SEGUNDO CASO
Christopher Marques da Silva de 10 meses também aguarda transferência para Santa Casa ou HU. Segundo a mãe . Joara Marques Silva de Andrade,ela procurou a Upa do Santa Felícia no último sábado e domingo.Disse que seu filho foi examinado e liberado. Passou mal novamente na segunda-feira , foi levado até a UPA do Aracy, mas também foi medicado e liberado. Ontem, ele voltou até a UPA onde foi diagnosticado com pneumonia.
NOTA DO HU-UFSCAR