(16) 99963-6036
sexta, 15 de novembro de 2024
A partir das 17h

Catedral de São Carlos terá missa no último dia de 2019

31 Dez 2019 - 07h07Por Redação
Catedral de São Carlos terá missa no último dia de 2019 - Crédito: Imagem de Claudio Kirner por Pixabay Crédito: Imagem de Claudio Kirner por Pixabay

O bispo Dom Paulo Cezar Costa irá celebrar nesta terça-feira, 31, 31, a partir das 17h na Catedral de São Carlos a Oração das Vésperas e “Te Deum” (“A Vós, ó Deus“), um hino católico de louvor e ação de graças a Deus, atribuído a Santo Ambrósio e Santo Agostinho por ocasião do batismo deste último pelo primeiro, no ano de 387, na catedral de Milão.

A igreja concede Indulgência Plenária a todos os fiéis que rezarem o Te Deum no último dia do ano.

O QUE É INDULGÊNCIA PLENÁRIA?

A doutrina e o uso das indulgências na Igreja Católica há vários séculos encontram sólido apoio na Revelação divina, e vem dos Apóstolos.

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”. (Norma 1 do Manual das Indulgências).

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados (n. 1498).

O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na Confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparado, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.

Atribuído a Santo Ambrósio e Santo Agostinho, quando o primeiro batizou o segundo no ano de 387, na catedral de Milão

É tradição na Igreja cantá-lo de forma solene em agradecimento a Deus por todas as graças recebidas ao término de cada ano, mas não é preciso esperar o dia 31 de dezembro para rezar esta preciosa oração de gratidão: aliás, muitos seminaristas, sacerdotes, freiras e fiéis leigos o rezam todas as manhãs, logo que acordam!

Leia Também

Últimas Notícias