(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Cidade

Câmara Municipal homenageia agropecuaristas neste sábado

29 Jul 2011 - 13h34

A Câmara Municipal de São Carlos e o Sindicato Rural de São Carlos realizam neste sábado (30) no CEMOSAR (Km 1 da Estrada do Broa), uma sessão solene de entrega dos títulos de "Agropecuarista do Ano de 2011" a Antonio Santos Agostini e de "Agropecuarista Homenageado do Ano de 2011" a Rafael Jafet Júnior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação. Na solenidade também será prestada homenagem póstuma ao agropecuarista Alessandro Di Salvo.

O Agropecuarista do Ano, Antonio Santo Agostini, nascido em Descalvado no dia 1º de novembro de 1948, é casado com Antonia de Fátima Ronquim Agostini e tem dois filhos: Leonardo e Roberto. Desde a infância acompanhava seu pai nos afazeres da fazenda em que residiam. Aos quatorze anos mudou-se para Babilônia atuando como "meeiro", na plantação de todo tipo de cereal e também tomates. Em 1969, mudou-se para a Usina da Serra, onde trabalhou até 1975. No ano seguinte começou a trabalhar na fundição da CBT (Companhia Brasileira de Tratores), voltando à lavoura em 1996, onde ficou até 2002. Através de um sorteio, passou a integrar a formação da cooperativa Copafi. Desde 2005, nomeado pelos cooperados, exerce a direção da cooperativa. Atualmente produz orelículas em sistema protegido (estufas com alto índice de produtividade) e, também, produz produtos orgânicos.

O Agropecuarista Homenageado do Ano, Raphael Jafet Júnior, nascido em São Paulo no dia 28 de janeiro, é filho de Raphael Jafet e Mathilde Nami Jafet. Casado com Sada Michel Assad Jafet, é pai de quatro filhos: Vera, Michel, Flávia e Fernanda. Fez os seus estudos no Instituto Mackenzie, tendo se formado pela Escola de Engenharia da Universidade do Mackenzie. É Diretor Presidente da Rasa Agro Industrial S/A., proprietário da fazenda Santa Bárbara e da fazenda Santa Fé em São Carlos, com produção de café, laranja, látex, banana, cana, eucalipto e criação de gado de corte e de leite. Entre outras empresas, é também Diretor Presidente da Rede San Raphael de Hotéis, contando com os tradicionais San Raphael e San Michel, no largo do Arouche em São Paulo, e o San Raphael Country Hotel na cidade de Itu. Atua no ramo de construção, incorporação e loteamentos. É vice-presidente da Federação de Hotéis, Bares e Similares do Estado de São Paulo.

Receberá homenagem póstuma Alessandro di Salvo, nascido na Itália em 1917, filho de Nicola Vicenzio di Salvo e Beatrice Nerone, da pequena cidade de Pietrabbondante. Foi combatente na Segunda Guerra Mundial, mudando-se para São Carlos em busca de oportunidades que não eram possíveis na Itália devastada e empobrecida. Foi casado com Lorena, que chegou ao Brasil em 1953, e pai de seis filhos, três homens e três mulheres. Em 1960, adquiriu o sítio São José e passou a cultivar tomates. Posteriormente, aumentou sua propriedade rural e passou a cultivar também trigo, arroz e soja. Os três filhos homens seguiram os passos do pai e dedicaram-se à produção agrícola. Vítima de uma cirurgia malsucedida, faleceu em 1981 aos 64 anos. Sua curta história de vida é rica em exemplos de amor, dedicação e vitórias.

Leia Também

Últimas Notícias