A rede municipal de ensino de São Carlos irá aumentar em 23% o número de professores efetivos. O prefeito Oswaldo Barba (PT), juntamente com o vice-prefeito, Emerson Leal, e os secretários de Educação, Lourdes Moraes, e Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingos, anunciou na tarde de segunda-feira (26) a contratação de 200 novos docentes. Com isso, a rede municipal terá 1.074 professores efetivos.
Segundo o prefeito, a admissão dos profissionais atende à política de seu governo de priorizar a educação de qualidade. “Substituir os temporários pelos professores efetivos irá diminuir a rotatividade nas escolas, além de colocar docentes comprometidos com o sistema de ensino e que irão se qualificar e se dedicar a desenvolver um bom trabalho”.
Entre os 200 contratados, 157 serão para a educação infantil e o restante para o ensino fundamental. A secretária de Educação explicou que os professores – habilitados após a participação de concurso público realizado entre 2006 e 2007 – começarão a ser convocados a partir de hoje (27).
“Também estamos admitindo 117 profissionais para trabalharem em regime de ACT (contrato temporário). Com essas contratações, faremos uma nova atribuição de aulas tanto para os antigos como para os novos funcionários. Para os professores efetivos, a atribuição será dia 5 de fevereiro e para os ACTs ocorrerá no dia 6 de fevereiro”, explica Lourdes Moraes.
Rede municipal
A rede municipal de Educação tem aproximadamente 13 mil alunos, na Educação Infantil e Ensino Fundamental, já que o Ensino Médio não é de responsabilidade da Prefeitura de São Carlos.
O período letivo deste ano se inicia no dia 9 de fevereiro, já com a atuação dos novos professores contratados.