No último sábado (15), foram realizados no Ginásio Hugo Dornfeld, Zuzão, exames de aptidão clínica para atletas que representam a cidade, na Taça EPTV de Futsal, nos Jogos Regionais do Idoso (JORI) e crianças e jovens do Projeto Atleta do Futuro (SESI/SMEL).
A iniciativa foi dos secretários Marcelo Sangaletti (Esportes e Lazer) e Ricardo Inecco de Castro (Saúde). Os atletas foram atendidos pela médica Pamela Francelin (SMS). “Esse foi o primeiro encontro para exames médicos. Em breve, mais crianças e jovens que participam de nossos projetos esportivos também estarão realizando esses exames. É importante que todos os atletas recebam acompanhamento médico, para que possam exercer as atividades com saúde e disciplina”, ressaltou o secretário Sangaletti.
Para Ricardo Inneco, responsável pela pasta da Saúde, a iniciativa visa o bem estar físico de todos os atletas. "A avaliação é fundamental para os atletas profissionais. Com os testes conseguimos diagnosticar doenças ocultas que elevam o risco de morte súbita durante a prática esportiva. Para os iniciantes também é muito importante, pois além de afastar riscos, os exames permitem que o treinamento seja feito de acordo com os parâmetros adequados para cada pessoa", considerou o secretário Inneco.