"Quero transformar o Parque do Bicão no cartão postal da cidade de São Carlos". Esse é o projeto do prefeito Airton Garcia para o Parque "Veraldo Sbampato", conhecido como Parque do Bicão.
A PROHAB (Progresso e Habitação de São Carlos) foi escolhida para desenvolver, coordenar, captar recursos e acompanhar essa transformação. Na última semana, o Plano de Ação para a Revitalização e Requalificação do Parque do Bicão foi apresentado ao prefeito.
O projeto prevê obras de paisagismo, saneamento e iluminação. Os espaços já existentes serão requalificados para tornar o local mais atrativo. "A ideia é acolher toda a população, reunir os mais variados grupos, estimular as pessoas a frequentarem esse espaço público. Oferecer uma infraestrutura adequada, com segurança, para o lazer, prática de esportes, aliada ao meio ambiente", afirmou o diretor presidente da PROHAB, Júlio César Alves Ferreira.
Para Júlio, o grande diferencial do projeto é a iluminação. "Fizemos um estudo luminotécnico para fazer com que esse ambiente seja frequentado também à noite. Vamos investir numa iluminação em LED, com um projeto que possa envolver os frequentadores do Parque".
Criado em 1982, o Parque do Bicão possui diversas áreas para entretenimento e lazer, com quadras poliesportivas, pista de caminhada, extensa área verde distribuída em 10 mil m² e uma nascente que originou o parque.
Depois de tudo pronto, o planejamento de uso e a conservação do Parque serão realizados por várias secretarias. "Vamos envolver toda a administração. Colocar a disposição da população atividades físicas e desportivas, exposições permanentes, oficinas culturais, atividades relacionadas à educação ambiental, entre outras", disse Júlio Ferreira.
"São Carlos terá um parque a sua altura. Não temos um Parque que atenda a demanda da cidade. O local existe, mas precisa ser melhorado e o projeto da Prohab vai fazer isso", afirmou o prefeito Airton Garcia.