Com o intuito de auxiliar a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Carlos, uma ação social com a duração de um mês e meio será realizada na cidade, quando será colocado em ação o Dia C, o Dia de Cooperar.
São Carlos participa desta ação solidária pela primeira vez e a iniciativa partiu da Coopertransc, segundo a analista de marketing, Joice Fernanda Eleutério, 28 anos, uma das oito voluntárias que trabalharão para arrecadar donativos que serão posteriormente encaminhadas para a Apae.
POR AMOR
A ação social Dia C pretende arrecadar em São Carlos pelo menos 300 pacotes de fraldas geriátricas e totalizar aproximadamente 500 unidades de produtos de higiene pessoal.
Segundo Joice, o trabalho voluntário será feito por oito pessoas em São Carlos e no período de arrecadação serão feitas divulgações em órgãos de imprensa e nas redes sociais para que a população tenham conhecimento da ação social.
Durante a campanha, avisou Joice, será realizado ainda um bingo beneficente para os cooperados da Coopertransc (e seus familiares) e o dinheiro arrecadado será revertido em doações de produtos de higiene pessoal.
ENTREVISTA
Ao São Carlos Agora, Joice Eleutério concedeu uma entrevista exclusiva onde revelou detalhes sobre a ação social.
São Carlos Agora - Quando foi criado o Dia C? Quantas cooperativas participam em todo o Brasil?
Joice Fernanda Eleutério - O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a campanha se realiza. Em 2014, 1.440 cooperativas participaram da iniciativa. Esperamos ultrapassar esse número em 2015.
SCA - Em São Carlos, o Dia de Cooperar é realizado desde quando? De quem partiu a iniciativa?
Joice - A iniciativa partiu da Coopertransc e esse ano será o primeiro que São Carlos participará.
SCA - A campanha de ação voluntária durará quantos dias na cidade?
Joice - A ação durará na média de um mês e meio com as arrecadações. Mas, já colaboramos mensalmente com a Apae desde 2005 e vamos continuar colaborando com a mesma.
SCA - A meta é arrecadar quantas fraldas e quantos produtos de higiene pessoal para a Apae?
Joice - Pretendemos arrecadar no mínimo 300 pacotes de fraldas e totalizar mais de 500 unidades de produtos de higiene pessoal.
SCA - Quantas pessoas trabalham como voluntários?
Joice - Totalizam 8 pessoas.
SCA - A meta é ir de casa em casa ou pessoas irão realizar visitas pelos bairros de São Carlos?
Joice - A meta é fazer divulgações da campanha em rádios, jornais locais, redes sociais e afins para que as pessoas saibam do movimento e colaborem. E também realizaremos um bingo beneficente para os cooperados e seus familiares, onde o dinheiro arrecadado será revertido em doações de produtos.