A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no sábado (25) a vacinação contra a Gripe para pessoas com 60 anos ou mais, campanha coordenada pelo Ministério da Saúde, que vai imunizar pacientes em todo o país até o dia 8 de maio. A Vigilância Epidemiológica (VIGEP) divulgou um balanço parcial da vacinação em São Carlos que tem por meta vacinar 20.900 idosos, 80% da população nesta faixa etária que hoje reúne 26.231 pessoas.
Segundo a VIGEP foram vacinados contra a gripe até o momento 4.514 pessoas (17,21% da meta) com idades entre 60 e 90 anos. A unidade de saúde que teve maior procura pela vacina foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Redenção, que imunizou 384 pessoas. Já a imunização por faixa etária que teve maior adesão foi entre 60 e 64 anos (1.250 pessoas) contra 89 imunizações dos pacientes acima dos 90 anos. Além da vacina contra a gripe a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou também, gratuitamente, a vacina dupla adulto (326 imunizações) e pneumos (17).
O objetivo da campanha é reduzir o número de internações hospitalares decorrentes de agravamentos da gripe, como a pneumonia, por exemplo.
Os idosos ainda podem tomar a vacina contra a gripe gratuitamente até o dia 8 de maio, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
A imunização só é contra indicada para pessoas com alergia a ovo e seus derivados ou que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. No caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se confundir ou atribuir à vacina sinais ou sintomas adversos.
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando também em todas as unidades de saúde, juntamente com a vacinação contra a gripe, o exame de prevenção e diagnóstico de câncer bucal, que identifica alterações da boca agilizando o diagnóstico e prevenindo contra sequelas e mutilações, facilitando o tratamento de cura e sobrevida.