O 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos celebrou nesta sexta-feira, 35 anos de dedicação à segurança dos municípios de São Carlos, Porto Ferreira, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro, Ribeirão Bonito, Ibaté e Dourado. A solenidade, realizada no teatro municipal, contou com a presença de autoridades civis e militares, além de membros da comunidade.
Fundado em 1989, o batalhão desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem pública e na prevenção de crimes na região. Atualmente, suas companhias realizam diversas atividades, como rádio patrulhamento, policiamento de Força Tática, escolar, além das rondas ostensivas com apoio de motocicletas (ROCAM).
Durante a cerimônia, o comandante do batalhão, tenente coronel Alexandre Januário Alves Cardeal, e o subcomandante, major Paulo Roberto Nucci César Junior, destacaram a importância da parceria com a comunidade e a dedicação dos policiais militares. Como forma de reconhecimento, foram entregues a policiais e colaboradores a medalha "Challenge Coin", criada com o objetivo de galardoar personalidades civis, militares e instituições públicas e privadas, por seus méritos e relevantes serviços prestados ao povo paulista e ao 38ºBPM/I, atuando direta ou indiretamente para elevação do nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O evento também serviu para homenagear personalidades que contribuíram para a história do batalhão, como o ex-deputado Lobbe Neto, um dos articuladores para a criação da unidade em São Carlos. O deputado estadual Major Mecca também esteve presente.